quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sentidos

Eu tive uma impressão estranha hoje enquanto me olhava no espelho. Eu olhava para aquele monte de coisas - um par de olhos, nariz, boca, mãos. Tudo em conjunto. Se eles se separassem, ainda seriam EU? E se fossem diferentes: olhos de outra cor, um nariz mais comprido, uma boca diferente, mãos maiores ou menores... aquele conjunto de coisas que eu veria no espelho ainda seria eu? Será que minha personalidade é moldada apenas por esse conjunto? Porque, às vezes, sinto-me oca. Será que tudo que existe em mim não passa de moléculas que se juntaram ao acaso e formaram o que eu sou? Se for dessa forma, eu jamais poderei ser a mesma. Será que eu mudo conforme meu corpo? Ou será ele apenas um templo? Só sei que, olhando para aquele espelho, cheguei a uma conclusão: jamais serei capaz de ver meu rosto, apenas um reflexo da imagem dele. E, nesse reflexo, apenas a imagem que quero ver como sendo meu rosto.
Tive outra sensação estranha ao sair do banho. Percebi que jamais terei a real sensação tátil minha sobre meu corpo. Apenas tocar ou apenas receber o toque. Sempre sentirei ambas, numa experiência diluída, sem gosto. Jamais poderei conversar comigo mesma, jamais serei capaz de julgar-me do ponto de vista de um terceiro. Jamais poderei tocar meu rosto enquanto estiver dormindo e então sentir compaixão de mim mesma por estar distante do mundo.
Sou uma estranha para mim. Mas sou a única que habita meu corpo, e a única que realmente tenta me entender. Sou a única que quero habitar e tentar entender.
Uma simbiose individual.
Um ser só consigo.

"
Quando eu te encarei
Frente a frente
Não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi
De mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio
O que não é espelho
E a mente apavora o que ainda
Não é mesmo velho
Nada do que não era antes
Quando não somos mutantes...

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho
Feliz de cidade
Aprende depressa
A chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso
Do avesso do avesso..."

0 comentários: